Informativo Trafego Urbano x Horário Social
Senhores, com o novo modelo de tarifação adotado no transporte urbano de Fortaleza, houve um grande questionamento de como o Tráfego Urbano se comportaria com o 'Horário Social' de tarifas. Se já estava preparado, quando ficaria pronto, e quais seriam os impactos dessa mudança no momento da importação ou digitação dos BCD's e relatórios.
Informamos aos senhores que o sistema já esta apto a trabalhar com essa mudança. Com informações confirmadas pelo SINDIONIBUS o 'layout' do arquivo Encerrante não terá alteração alguma, vindo a se comportar como se comporta hoje com relação aos os cartões de valor variável (VTE, VT Avulso e Meia Debito), que são oriundos da Linha Central dos giros da linha ou integrações em outras linhas.
Por padrão a configuração que possibilita essa mudança de comportamento já vem configurada para os clientes em Fortaleza. Segue um passo a passo da configuração que deve ser ajustadas pelos clientes (Caso não esteja):
1. Utilitários / Configuração / Prestação de Contas: Utilizar Conceito de Cartões Variáveis (Que deve estar marcada);
2 - Cadastro de Cartões:
Valor Variável: Essa verificação servirá para os cartões que sofrerão diferenciação tarifária do horário social. Para os valores desses cartões VARIÁVEIS, haverá um campo na digitação e importação de BCD, onde deve ser informado o valor total dos VALES ELETRÔNICOS (VTE + VT.AVULSO) e ESTUDANTE COM DEBITO, essa informação vem impressa no comprovante do encerrante, ou na importação de arquivos, o sistema já preenche esses dados. Ao marcar esses cartões como variáveis o valor da tarifa informado no seu cadastro passa a ser meramente informativo.
Para registrar a informação do horário social o usuário deve editar o registro do dia. Ao editar o sistema apresentará a seguinte tela:
Nesta tela o usuário deve informar horário inicial, horário final e o Valor Variável da tarifa (Horário Social). Para salvar a informação depois de preencher os campos deve clicar no botão Inserir (+) e para excluir um registro errado, pressionar o botão de exclusão (-). Como já mencionamos essa informação será meramente informativa, possibilitando a empresa consultar neste cadastro, qual foi o valor naquele dia e horário.
3- Digitação de BCD
Valor VTE e Meia Cred: Esses novos campos receberão os totais dos cartões VTE (VALE TRANSPORTE ELETRONICO e VALE TRANSPORTE AVULSO) e ESTUDANTE COM DÉBITO (Destacados no encerrante), eles devem ser digitados como os demais campos. A Informação do valor vem destacada na impressão do arquivo encerramento, da jornada do empregado (Comprovante de encerramento), então o prestador de contas deve estar de posse dessa informação.
4 - Importação de Arquivo Encerrante
Valor VTE e Meia Cred: Esses novos campos receberão os totais dos cartões VTE (VALE TRANSPORTE ELETRONICO e VALE TRANSPORTE AVULSO) e ESTUDANTE COM DÉBITO (Destacados no encerrante).
Diferente da digitação do BCD, ao importar os encerrantes, os valores são importados automaticamente para os campos VALOR VTE e MEIA CRED. Porem esses campos podem ser alterados se necessario.
5 - Relatórios
Os relatórios passaram pelo processo de mudança, porém apenas o Resumo de Receita teve uma mudança visível.
Houve uma alteração no relatório, nos resumos onde são exibidos os giros e totais recebidos, dois cartões fictícios foram criados: MEIC**** e VTE*****. Estes vão funcionar como totalizadores. MEIC**** vai exibir o valor total recebido do cartão ESTUDANTE COM DEBITO que continuará a ser exibido, porém, apenas as quantidades de giros. O cartão VTE**** agirá da mesma forma, porem somando os valores dos cartões: VTE + VT AVUL (Vale Transp. Eletrônico e Vale Transp. Avulso)



