terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estatísticas de Áreas - Tráfego Urbano

Estatísticas de Áreas: é uma opção no Tráfego Urbano que agrupa um conjunto de relatórios que pode demonstrar para os gestores da empresa como as diversas linhas, dividindo por área ou grupo de operação, estão se comportando.
Estas estatísticas levam em consideração algumas ocorrências que acontecem com muito frequência (Faltas, Falta na Renda, Avarias, Elogios, Reclamações, Viagens Perdidas, etc).

Neste texto aprenderemos como configurar ou preparar as informações para esses relatórios e
também verificaremos a origem das informações, ou seja, como os relatórios são alimentados.

Inicialmente precisamos criar o cadastro das áreas.
Siga no menu: Cadastros / Áreas:



Ao criar um novo registro devem informar uma descrição para a Área, um Supervisor (Que vem do cadastro de empregados, um fiscal);



Logo abaixo, na aba Fiscais, informem os fiscais daquela área ou grupo (Cadastro de Empregados);

E na aba Linhas, informe as linhas que
compõem a área;

Neste exemplo foram criadas 03(três) áreas:




Não existe uma rotina específica para o preenchimento dos índices dos relatórios.

Os índices apresentados são alimentados pelas rotinas:

Ocorrências de Empregados (Movimentos/Ocorrências/Empregados):
- Faltas, Atrasos, Alô
Sindiônibus, Fiscal Secreto, Fiscal PR, Viagem Suspensa;

* É necessário criar as ocorrências: Atrasos, Alo Sindiônibus, Fiscal Secreto, Fiscal PR e Viagem Suspensa;
** Após a criação é necessário que essas mesmas sejam configuradas em: Utilitários, Configuração, Folga/Atest/Licenças.

Abonos de Faltas (Movimentos/Abonos de Faltas):
- Atestados Médicos - Quantidade de atestados e Quantidade de dias dos atestados;

Cadastro de BCD (Movimentos/Prestação de Contas/Digitação ou importação):
- Falta na Renda;

SAC (Movimentos/SAC):
- Elogio e Reclamações;

Avarias (Movimentos/Empregados/Avarias):
- Vitimas, Colisões e Outras avarias;

Multas (Movimentos/Empregados/Multas):
- Multas

Substituições (Movimentos/Escala/Substituições ou Substituições Veic.):
- Viagem Perdida (
VP);

Todas as movimentações mencionadas a informação da LINHA é necessária para que os índices sejam carregados no relatório. É
através dessa informação que o sistema busca em que área a linha esta cadastrada e agrega a quantidade de ocorrências no relatório.




Para visualizar os relatórios siga no menu: Relatórios / Estatísticas de Áreas:



Indicadores por Área:





Área Agrupadas por Indicador:




Indicadores por Linha agrupados por áreas:



Linhas agrupadas por indicadores e áreas





Caso tenham duvidas de como utilizar esse recurso, ou sugestões sobre o mesmo entrem em contato com nosso suporte:

Fone.: (85) 4005.1186
email: suporte.trafego@veica.com.br
skype: fabriccio.fortes
gustavopontes.fortes

Projeto da Prefeitura de Fortaleza promete deixar as viagens de ônibus mais rápidas

De acordo com o presidente da Etufor, Ademar Gondim, a ideia é que o Serviço Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês) inicie ainda em 2012

O projeto inclui cinco faixas prioritárias: Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. Segundo o presidente da Etufor, o BRS deve funcionar em alguns horários a ser determinados, mas ele acredita que, de segunda a sábado, deva ser das 6h às 21 horas e, aos domingos, será livre para o tráfego de todos os veículos.





Com a implementação dos cinco corredores prioritários, mais de 70 linhas de ônibus serão beneficiadas. A intensão é que o BRS se expanda para outros pontos de Fortaleza, como o trecho das avenidas Domingos Olímpio e Antônio Sales e o que leva o Terminal Parangaba ao Castelão. “Estamos apenas começando o projeto de criação dos corredores”, afirma.

Fonte: FortalBus

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeitura implantará faixas prioritárias para transporte público



O próprio passageiro escolherá por qual trecho a mudança será iniciada.

Andar de ônibus em Fortaleza ficará mais rápido. A Prefeitura vai destinar faixas prioritárias para transporte público, aumentando a quantidade de viagens e diminuindo o tempo de espera dos passageiros. Trata-se da implantação de um novo sistema de tráfego - Serviço Rápido de Ônibus (BRS) - corredor expresso em que serão estabelecidas faixas preferenciais para a circulação de coletivos.


Estudos elaborados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) apontam cinco opções de trechos que podem ser contemplados com a novidade: Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. Estima-se que a medida aumentará a velocidade operacional dos ônibus, possibilitando maior fluidez no deslocamento, além de permitir redução de combustíveis e de emissões de poluentes nos corredores viários.

No intuito de incentivar a participação popular, o próprio usuário terá a oportunidade de escolher por qual trecho a mudança será iniciada. A consulta acontecerá entre os dias 25 de fevereiro e quatro de março através de formulários distribuídos em todos os terminais de integração e no site da Etufor (www.fortaleza.ce.gov.br/etufor).

Confira os trechos:

Antônio Bezerra – Centro

Mister Hull - Bezerra de Menezes - Meton de Alencar - Tristão Gonçalves - Pedro I - Imperador - Duque de Caxias - Pe. Ibiapina



Ant. Bezerra – Messejana

Via Perimetral



Lagoa – Centro

José Bastos - Carapinima - Tristão Gonçalves - Pedro I – Imperador



Messejana – Centro

Br-116 - Aguanambi - Dom Manuel - Rocha Lima - D. Leopoldina - Heráclito Graça - Praça Coração de Jesus - Visconde do Rio Branco



Leste-Oeste – Centro

Leste/Oeste - Filomeno Gomes - São Paulo - Barão do Rio Branco - João Moreira - Praça da Estação




Fonte: Etufor



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Novas funcionalidades – Veica Tráfego Urbano 1.168.248.1

Cadastros - Empregados - Criado campo para indicar se o empregado recebe Vale refeição. Este campo é considerado no momento da exportação dos vales para o AC Pessoal:





Ao atualizar o sistema, todos os empregados terão a opção mencionada, marcada. A empresa deve editar o cadastro e desmarcar a opção para os funcionários que a quantidade de vales não será exportada.

Relatórios - Resumo de Movimentação Diária - Criação do Relatório:





Este relatório vem atender a necessidade de alguns de nossos clientes, que precisavam emitir as informações de movimentação do veículo em um determinado período em formulário pré-impresso contínuo. Vai exibir: Veículo e empregado por jornada, detalhando a catraca inicial e final do dia, informando a receita total do veículo para aquela jornada. Totalizando as jornadas por pagina.
Por ser uma impressão destinada a formulários contínuos, é possível que o usuário altere o Drive de impressão, adequando o relatório ao formulário da empresa.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Etufor fará vias prioritárias para transportes públicos

1788 ônibus e 320 vans circulam, diariamente, em Fortaleza, segundo a Etufor

Há 13 anos trabalhando como mototaxista, Francisco de Assis Gomes Fernandes, 37 anos, diz que quase nada foi feito no tocante à mobilidade urbana. "Está quase impossível trafegar nas grandes avenidas nos horários de pico. O que já era complicado há dez anos, ficou ainda pior", avalia. Ele, que conhece bem todas as vias da cidade, considera as avenidas Raul Barbosa e Domingos Olímpio umas das piores. "Só melhora depois das 20h, não adianta", afirma.


Um dos principais problemas que dificultam a mobilidade na Capital apontados pelo motorista é a falta de corredores exclusivos para os transportes públicos (vans e ônibus). "A Prefeitura tem que achar alternativas com resultados imediatos, caso queira ter uma Copa do Mundo organizada e sem caos do trânsito".

Segundo Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), entre dezenas de projetos, um em especial está sendo elaborado ainda para este semestre: corredores prioritários, não exclusivos para ônibus.

Ele explica que, de acordo com a lei de mobilidade urbana 12.587, do dia 3 de janeiro de 2012, o transporte coletivo tem prioridade sobre o individual e o público sobre o privado. Portanto, em cinco avenidas de Fortaleza (Leste- Oeste, Bezerra de Menezes, Perimetral, José Bastos, e Aguanambi) será reservada uma faixa prioritária para ônibus e vans. "Temos que priorizar o coletivo. A partir dessas novas faixas, a população chegará com mais rapidez ao seu destino".



Segundo ele, as faixas prioritárias são soluções mais urgentes do que os corredores exclusivos, pois, para estabelecer a segunda opção, é necessário realizar desapropriações demoradas e viabilizar uma valor maior de recursos financeiros. Já com a faixa prioritária, basta realizar a sinalização necessária.

Demanda
Ademar Gondim afirma que, atualmente, circulam em Fortaleza 1.788 ônibus e 320 vans. Ele acrescenta que, além das faixas prioritárias, a Etufor está realizando um estudo para modificar o local das paradas de ônibus de acordo com o fluxo. "O trânsito é vivo, devemos mudar sempre".

Fonte: Diário do Nordeste