Geração de Arquivo de exportação MDE para ETUFOR:
Esta disponível nessa versão a possíbilidade de gerar o arquivo MDE_Jornada para o orgão ETUFOR. Para ativar essa geração e exportação acesse:
Utilitários, Configuração, Geral, Integrações, Etufor. Com o código da Empresa (Segundo o Orgão gestor) já definido, preencha os campos após ativar a opção GERAR ARQUIVO MDE:
Endereço FTP: Preencher o endereço fornecido pela Etufor, onde o Tráfego Urbano vai gravar esses arquivos. Assim, o computador que ficar responsável pela geração e envio desses arquivos, deve ter acesso a internet.
Porta: O padrão para este tipo de envio é 21, que já esta configurada assim que e empresa atualizar a versão. Caso a Etufor altere a porta, a empresa deve confirmar qual foi a substituta.
Pasta Origem: Local onde o arquivo vai ser salvo na rede ou no próprio computador que esta sendo gerado.
O campo de pasta destino deve ser preenchido com a pasta fornecida pela ETUFOR para salvar os arquivos da sua empresa, caso não exista essa pasta, deixar em branco. No exemplo feito no endereço fornecido, a pasta EMPRESA não existe:
As empresas devem confirmar com a Etufor se uma pasta especifica vai existir, caso exista, o campo Pasta Destino deve ser preenchido: /NomedaPasta/.
Usuário e senha é fornecido pela Etufor, a empresa deve confirmar essa informar e preencher no Tráfego Urbano.
Para a correta geração do arquivo MDE, será obrigatório informar a pegada no momento da prestação de contas, caso contrário, as prestações de contas que não estiverem vinculadas à Escala de Serviço, não aparecerão no arquivo gerado. Assim, o parâmetro "EXIGIR DIGITAÇÃO DA PEGADA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS" da aba Prestação de Contas, em Configuração, deverá obrigatoriamente estar marcada.
Para a correta geração do arquivo MDE, será obrigatório informar a pegada no momento da prestação de contas, caso contrário, as prestações de contas que não estiverem vinculadas à Escala de Serviço, não aparecerão no arquivo gerado. Assim, o parâmetro "EXIGIR DIGITAÇÃO DA PEGADA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS" da aba Prestação de Contas, em Configuração, deverá obrigatoriamente estar marcada.
Após essas configurações, para a geração do arquivo acesse: Movimentos, Exportações, Arquivo MDE - Etufor.
Nesta tela, a empresa pode optar por gerar e enviar o arquivo ao mesmo tempo. Caso tenham a necessidade de gerar o arquivo outra vez, mas envia-lo utilizando outro recurso que não seja o envio para o FTP pelo Tráfego Urbano, devem desmarcar a opção: ENVIAR ARQUIVO VIA FTP. Assim, o arquivo vai ficar salvo na pasta que foi configurada como PASTA ORIGEM:
Ao gerar o arquivo , ele verifica se ja existe o arquivo de mesma data na pasta Origem e não permite uma nova geração. Caso precise gera-lo novamente, o anterior deve ser retirado da pasta Origem ou excluído.
O Tráfego também verifica se o arquivo a ser gerado já foi enviado para o FTP configurado, e não permitirá a geração. Será possível gerar o arquivo, a opção de enviar deve ser desmarcada.
Um recurso que a Veica disponibiliza para seus clientes, e a empresa pode utilizar para que esse arquivo seja gerado e enviado para o endereço FTP definido é o VeicaAgendador. Um aplicativo que funciona como um agendador de tarefas que fará o que foi proposto quando solicitado a geraçao do arquivo MDE, que a empresa não se preocupe com a geração e envio deste arquivo.
Para baixar o aplicativo e banco de dados do Veica Agendador acesse:
Com os arquivos a sua disposição este aplicativo deve ficar em uma maquina que de preferencia permaneça esteja sempre disponível e com acesso ao banco de dados e executável atualizado do Tráfego Urbano.
Para configura-lo siga os passos a seguir:
1. Configurar banco do VeicaAgendador:
Ao abrir o executável, clique no botão Conexão e configure o caminho do banco dados, que foi enviado junto com o executável do Veica.
2. Configurar conexão com Banco de dados do TRU:
Acesse a aba Conexão, selecione a opção Tráfego Urbano, e clique na pasta amarela na parte superior a direita. Para a edição do caminho do banco.
3. Após salvar, acesse a aba Executáveis, e indique onde esta a versão que sempre é atualizada do Tráfego Urbano:
4. Confirmando o caminho do Executável, acesse a aba Agendamento.
Clique em Novo para criar um agendamento:
Em cadastro de Tarefas defina:
Uma Descrição para o agendamento. Ex: Gerar MDE;
Ação: Selecione a ação: Gerar arquivo;
Objeto: Selecione 'Gerar arquivo MDE e enviar via FTP;
Parâmetros/Filtro:
'Qtde_dia_decremento': A quantidade de dias para que leve em consideração para a geração do arquivo, fazendo um decremento de data. Por padrão, já vem com o número 1, significando que vai gerar os dados do dia anterior;
'data_inicio': A data para que o sistema comece a executar a tarefa. No caso do arquivo MDE, podemos deixar esta informação como '0'. Assim, ele vai considerar que a tarefa tem de ser executada do dia corrente.
Destinatários. Não é necessário seu preenchimento.
Horário: A hora em que a tarefa vai ser executada; Sugerido é 18:00
Dias: Em que dias esse arquivo vai ser gerado. No caso do arquivo MDE, deve ser marcado todos os dias.
Caso a empresa tenha alguma dúvida sobre a configuração e utilização de como gerar o arquivo MDE ou o Veica Agendador, favor entrar em contato com nosso suporte.

