segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BRT de Fortaleza: Um projeto difícil de sair do papel

Um dos principais legados da Copa do Mundo de 2014 serão as melhorias nos sistemas de mobilidade urbana para as cidades-sede do evento. As ações e os investimentos nesta área têm o objetivo de promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade, a fim de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

Os empreendimentos priorizam a implementação e a melhoria de sistemas de transportes coletivos e de meios não motorizados voltados para pedestres e ciclistas, bem como a integração entre diversas modalidades de transportes, com a constante preocupação de se alcançar o conceito de acessibilidade universal, garantindo a mobilidade de idosos e de pessoas com deficiências ou restrição de mobilidade.

O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.


Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.

Projeto Alberto Craveiro
Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o projeto BRT (Bus Rapid Transit) para a Avenida Alberto Craveiro irá abranger a complementação da ligação viária entre o setor hoteleiro principal da cidade ao Estádio Castelão, com o objetivo de melhorar o trânsito das pessoas durante a Copa 2014.

Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outros. Estão inseridas, no custo do projeto, as ações necessárias ao alargamento da via, que ficará com quatro faixas de trânsito até o Castelão.

Projeto Dedé Brasil
A Avenida Dedé Brasil, em Fortaleza, representa a principal ligação viária entre o terminal rodo-metroviário de passageiros da Parangaba e o Estádio Castelão. As obras de melhoria da via previstas para a Copa 2014 envolvem a construção de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte, com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus.

Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o objetivo é que, com o projeto, a capacidade de circulação de carros de passeios na avenida por hora aumente de 2,7 mil para 4 mil unidades. As obras serão compostas de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outras atividades.

Projeto Paulino Rocha
Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, está prevista, entre os projetos de melhoria de mobilidade urbana para a Copa 2014, a obra de complementação da ligação viária entre o 3º anel arterial, passando pelo principal canal de acesso regional da cidade (rodovia BR-116), ao Estádio Castelão, por meio de sistema de BRT (Bus Rapid Transit). Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outros. Estão inseridas, no custo das obras, as ações necessárias ao alargamento da via.

Projeto Raul Barbosa
Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o projeto BRT (Bus Rapid Transit) para a Avenida Raul Barbosa envolve a complementação da ligação viária entre o setor hoteleiro principal da cidade ao Estádio Castelão, e o objetivo é melhorar as condições de mobilidade urbana para a Copa 2014. Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outros. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentados na tabela ao final do texto.

Fonte: Fortal Bus

0 comentários:

Postar um comentário