sexta-feira, 15 de junho de 2012

Motoristas e cobradores de ônibus decidem entrar em greve em Fortaleza

Paralisações devem começar em 72 horas a partir desta sexta-feira (15)
A categoria votou novamente a favor da greve em uma primeira assembleia realizada na manhã desta quinta (14) e confirmaram em uma segunda também na tarde de ontem na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro).
 


Após a decisão, motoristas e cobradores saíram em passeata da sede do Sintro até o Shopping Benfica. Durante o percurso, motoristas que estavam em serviço deixaram os veículos para seguir o protesto.

A paralisação começa em 72 horas, contadas a partir desta sexta-feira (15) , quando o comunicado sobre a decisão deve ser entregue ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus).
O Sindionibus manteve a proposta que apresentou desde a primeira reunião, de 4,88%, que é o indice da inflação. Segundo o Sintro, a categoria pediu inicialmente 25% de reajuste e reduziu para 15%, mas não houve avanços por parte do Sindionibus.
Na quarta-feira (13), o sindionibus, por meio de nota, informou que as propostas apresentadas pelos dois sindicatos foram as mesmas da última reunião e as discussões giraram em torno da criação de um ambiente propício para apresentação por parte do Sintro de uma proposta que se aproxime dos índices inflacionários vigentes do país.
Nota do Sindiônibus
Após o anúncio da greve, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, divulgou nota sobre o movimento:
‘O Sindiônibus vem a público reafirmar o compromisso de empreender todos os esforços para o fechamento de um acordo com o Sindicato dos Rodoviários (Sintro) no sentido de se evitar uma paralisação do transporte coletivo, fato que traria prejuízos aos trabalhadores e à população de Fortaleza. 

Portanto, mesmo com a decretação da greve, o Sindiônibus está confiante que a categoria laboral possa apresentar um pleito que se traduza em ganho para o trabalhador mas que possa ser cumprido pelas empresas e pelo Sistema de Transporte Coletivo de Fortaleza.

Dentro desse contexto, o Sindiônibus continua aberto ao diálogo visando a conclusão da Convenção Coletiva 2012/2013, evitando-se assim o encaminhamento de um dissídio ao Tribunal Regional do Trabalho.’
Fonte: G1/Jangadeiro Online

0 comentários:

Postar um comentário